HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Contraceptivos: conheça os principais tipos

Existem vários métodos anticoncepcionais que ajudam a evitar uma gravidez indesejada, como a pílula anticoncepcional ou o implante no braço, porém apenas a camisinha evita a gravidez e protege contra doenças sexualmente transmissíveis ao mesmo tempo e, por isso, deve ser usado em todas as relações, especialmente quando não se conhece o parceiro ou parceira.

Os anticoncepcionais mais comuns e utilizados são a pílula anticoncepcional, o implante, o dispositivo intrauterino (DIU), os preservativos (masculinos e femininos) e o anticoncepcional injetável

Conheça um pouco mais sobre cada um abaixo:

Pílula anticoncepcional
É um remédio a base de hormônios que deve ser tomado diariamente e tem 98% de eficácia contra a gravidez indesejada. De acordo com dados do IBGE, cerca de 61% das mulheres (mais de 14 milhões), tomam esse contraceptivo no país. É quase o dobro das que optam pela camisinha, com cerca de 36%.

O uso correto da pílula tem algumas vantagens como, por exemplo, regulação da menstruação, combate a acne, diminuição das cólicas e diminuição do risco de anemia devido a grandes perdas sanguíneas durante a menstruação, porque quem toma a pílula tem um fluxo menstrual menor.

No entanto, a pílula pode provocar efeitos colaterais como: ganho de peso, dor de cabeça e enjoo, principalmente nos primeiros meses de uso, e aumento da retenção de líquidos.

Mulheres com histórico de trombose, enxaqueca ou câncer de mama e ovário familiar; diagnóstico de diabetes ou suspeita de gravidez não devem tomar pílula.

Implante anticoncepcional
Ajuda a prevenir a gravidez através de um pequeno tubo de plástico que é introduzido na parte interna do braço, embaixo da pele, pelo ginecologista e que libera hormônios para o sangue de forma lenta, impedindo a ovulação e dificultando a entrada dos espermatozoides no útero da mulher.
Este dispositivo pode permanecer no braço da mulher até 3 anos, porém só pode ser colocado e tirado pelo ginecologista e, depois de remover a fertilidade volta ao normal após 1 mês.

Dispositivo intrauterino (DIU)
É um método contraceptivo de plástico em forma de T que é introduzido no útero pelo ginecologista e que pode permanecer durante cerca de 5 anos mantendo a sua eficácia.  Esta técnica anticoncepcional é muito eficaz e não causa desconforto, impedindo a gravidez por ação do cobre ou libertação de hormônios que dificultam a fecundação.

Injeção anticoncepcional
A injeção anticoncepcional, como Depo-Provera, deve ser aplicada no músculo do braço ou perna uma vez por mês ou de três em três meses por um enfermeiro no posto de saúde.

A injeção vai libertando lentamente hormônios que impedem a ovulação, porém o seu uso prolongado pode provocar atraso na fertilidade, aumento do apetite, o que pode conduzir ao aumento de peso, além de dores de cabeça, acne e queda de cabelo, por exemplo.

É importante lembrar que esse método não protege de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS. Por isso, o uso da camisinha é indispensável durante a relação sexual.

Antes de escolher e usar um método anticoncepcional é importante consultar o ginecologista para decidir qual a opção mais adequada, A escolha é feita de acordo com as características e histórico da mulher.

O Hospital São Matheus conta com ginecologistas realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. E realiza densitometria óssea. Agende sua consulta. 2156-5480. #Ginecologia #Ginecologista #Anticoncepcional⠀

Marque sua consulta