HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Anemia: o que é, causas, tipos e sintomas

A anemia é um sintoma causado pelo comprometimento da hemoglobina, proteína presente nas hemácias, células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo. Quando essas células estão abaixo do normal, a pessoa é considerada anêmica.

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro).

Principais causas da anemia

– Carência de ferro
– Falta de vitaminas
– Doenças associadas à medula óssea
– Doenças genéticas
– Doenças autoimunes
– Doenças crônicas
– Sangramentos

A anemia pode ser classificada em duas categorias: Hereditárias (aquelas que nascem com o indivíduo) ou Adquiridas (ocorre com o indivíduo por algo que lhe acontece durante a vida).

Os tipos de anemias mais comuns são:
Anemia ferropriva
Anemia ferropriva é o tipo de anemia decorrente da deficiência de ferro dentro do organismo levando à uma diminuição da produção, tamanho e teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, hemácias

Anemia perniciosa
Esse tipo de anemia ocorre por deficiência de vitamina B12 ocorre baixa contagem de hemácias devido a pouca quantidade dessa vitamina no organismo.A deficiência de vitamina B12 pode resultar de uma dieta deficiente desta vitamina, que é encontrada principalmente em carnes, ovos e leites. Esse é um problema muito comum em vegetarianos e veganos.

Anemia hemolítica
A anemia hemolítica ocorre quando a medula óssea não é capaz de repor os glóbulos vermelhos que estão sendo destruídos.

Anemia falciforme
A anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

Anemia aplástica
Esta anemia rara, com risco de vida, ocorre quando seu corpo não produz uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos. As causas da anemia aplástica incluem infecções, doenças autoimunes e exposição a produtos químicos tóxicos.

Pessoas que fazem uma alimentação variada, e que comem regularmente alimentos como feijão e carne vermelha, têm menos riscos de sofrer com anemia, mas a melhor forma de confirmar é pelo exame de sangue.

Os principais sintomas da anemia são:
Fadiga generalizada;
Pele pálida;
Falta de disposição;
Dor de cabeça;
Irritabilidade;
Pernas inquietas durante a noite;
Baixo desenvolvimento motor e cognitivo no bebê;
Baixa produtividade no trabalho;
Tontura e dor de cabeça
Pouca força muscular e dificuldade para ganhar músculos;
Na gestação há aumento do risco de prematuridade e baixo peso;
Atrofia das papilas da língua;

A anemia pode indicar dezenas de doenças diferentes. Procure ajuda de um especialista sempre que houver suspeita de anemia. O Hospital São Matheus conta com especialistas em Hematologia, Clínica Geral e Endocrinologia realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta. 2156-5480.

Marque sua consulta