HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Amamentação: Conheça a importância e os benefícios do leite materno

O leite materno é o único alimento que fornece nutrientes importantes para o desenvolvimento cerebral, que combate infecções, protege a criança contra bactérias e vírus, e evita diarreias.
Apenas 38% das crianças no mundo se alimentam exclusivamente de leite materno nos seis primeiros meses de vida, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A intenção é que até 2025 esse número chegue a, pelo menos, 50%.
Segundo o Ministério da Saúde qualquer criança pode, e deve, se alimentar apenas do leite materno nos seus seis primeiros meses de vida, não precisando comer ou beber mais nada – nem mesmo água ou chás, pois nele há tudo que o bebê necessita para estar nutrido, crescer e se desenvolver com saúde.
Ainda segundo o Ministério, o recém-nascido alimentado apenas com o leite materno tende a ser recuperar de doenças com mais facilidade.

Dicas para uma boa amamentação:
• Dê o peito ao seu filho sempre que ele pedir. Bebê não tem horário para mamar.
• Deixe o neném mamar no peito até que fique satisfeito. Cada criança tem o seu ritmo, que pode variar dependendo do tamanho dela e da sua fome. O ritmo do bebê deve ser respeitado.
• Deixe o neném esvaziar bem a mama antes de trocar de peito numa mamada. O leite do final da mamada tem mais gordura e mata melhor a fome do bebê.
• Sempre que a criança quiser, ofereça os 2 peitos em cada mamada. Comece a mamada com aquele que o bebê mamou por último na mamada anterior.
• Para retirar bem o leite, o neném deve mamar corretamente. O corpo do bebê deve estar bem de frente para o corpo da mãe; a mãe deve trazer a boca da criança bem de frente para o mamilo; o bebê deve abocanhar o mamilo com a boca bem aberta, de maneira que ele pegue o bico do seio e também a aréola (parte escura ao redor do bico do seio). Se o bebê mamar corretamente, não vai machucar o seio da mãe e vai retirar melhor o leite, matando a sua fome mais rapidamente e vai fazer intervalos maiores entre as mamadas.
• Evite dar mamadeiras e bicos ao seu filho. Ele pode se confundir e não querer mais o peito.

Benefícios da Amamentação
Para mães
A amamentação reduz a depressão pós-parto;
O leite materno é acessível;
A amamentação ajuda no controle da natalidade (tem uma taxa de proteção de 98% nos primeiros seis meses);
Tem um efeito protetor contra o câncer de mama e de ovário;
A amamentação reduz o risco da mulher desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez.

Para os bebes
O leite materno contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o 6º mês de vida;
Bebês que foram amamentados têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro;
A amamentação previne alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma;
Bebês amamentados têm risco menor de desenvolver diabetes tipo II;
Crianças que tiveram amamentação exclusiva até os seis meses tiveram 3 pontos em média a mais em testes de QI.

Marque sua consulta